Criar um Site Grátis Fantástico

Garoto é esmurrado

Garoto é esmurrado

Garoto é esmurrado e família vê Bullying

CORREIO DO ESTADO-MS- 4 de junho de 2008.

Mais um caso de bullying pode estar acontecendo em um colégio particular de João Pessoa. Um garoto de 14 anos foi agredido na sexta-feira passada depois de ser “xingado” por várias semanas pelos colegas de escola. De acordo com a mãe do adolescente, Cristiane Arcela, desde o início do ano ele vinha sofrendo agressões verbais, mas nas duas últimas semanas a situação se agravou resultando numa briga na qual ele acabou sendo esmurrado.
Os pais do garoto prestaram queixa, ontem, na Delegacia da Infância e Juventude e hoje irá ao Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer exame de corpo delito. A denúncia foi feita também no Conselho Tutelar Norte do Bairro dos Estados e, segundo a mãe da vítima, poderá ser feita ao Ministério Público. O fato foi registrado por uma câmera de celular de um dos colegas e deve ser utilizado pelos pais do garoto para fortalecer a denúncia.
Cristiane disse que o filho usa um aparelho dentário e isso estaria sendo o motivo da discriminação dos outros meninos da escola, já que provoca um distúrbio na fala do mesmo. Ela disse que o filho é um garoto tranqüilo e acredita que a agressão sofrida por ele se trata de mais um caso de bullying. “A agressão verbal que meu filho já vinha sofrendo somada a agressão física caracteriza o bullying. Então ele está sendo vítima disso sim e nós pretendemos levar o caso a frente até para conscientizar as pessoas que violência é uma coisa que tem que ser banida na nossa vida”, afirmou.
Cristiane Arcela não quis citar o nome da escola porque, segundo ela, o fato aconteceu fora das instalações da mesma. A mãe da vítima relatou que depois de várias semanas sendo agredido verbalmente o garoto resolveu marcar um encontro com o agressor para “resolver a questão”. Depois da briga iniciada, um outro adolescente, da mesma idade, segurou a vítima e deu vários murros no rosto do menino. “Ele agrediu meu filho covardemente. Pegou o menino pelas costas e, além disso, foram dois contra um. Mas, tudo foi registrado em vídeo por um celular e nós pretendemos usar as imagens na acusação”, informou.

Programa nacional de denúncia
Os casos de bullying agora podem ser denunciados no Programa Disque Denúncia Nacional – Disque 100. A inclusão da agressão é resultado de reivindicação do Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria de Infância e Juventude de João Pessoa. Segundo informação da Coordenadora do Disque Denúncia Nacional, Leila Paiva, a equipe do Disque 100 está sendo orientada a realizar a escuta, o registro e o encaminhamento de denúncias que envolvem casos de bullying. Para a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, nos casos de bullying o constrangimento deve ser caracterizado no relato da denúncia, a fim de que se constate se há violência física, psicológica ou discriminação.
“Encaminhamos ofícios à Presidência da República, ao Ministério da Justiça e à Secretaria Especial de Direitos Humanos, solicitando a inclusão das denúncias dos casos de bullying no Disque 100 e tivemos nossa reivindicação atendida. Com o atendimento da solicitação, a sociedade brasileira agora terá um instrumento eficaz para poder denunciar os casos de bullying sem que haja a necessidade de se identificar”, observou a promotora da Infância e Juventude, Soraya Escorel.